OAS entrega obra Piscinão do Paço, em São Bernardo do Campo

OAS entrega obra Piscinão do Paço, em São Bernardo do Campo

A terça-feira, 20 de agosto de 2019, foi marcada pela entrega da obra de drenagem Piscinão do Paço para a população de São Bernardo do Campo, data em que a cidade faz 466 anos.

A obra é umas das principais ações do município e consiste em um reservatório com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água, o que promete pôr fim às enchentes da região central.

A concretagem da cobertura do reservatório armazenará chuvas de até 85 mm no período de duas horas, solucionando os problemas causados pelos temporais. Além disso, a conclusão do Piscinão do Paço também trará de volta à população a esplanada do Paço, que prevê uma ampla área verde e espaço para a realização de eventos culturais e esportivos, transformando e beneficiando a região.

A obra chegou a contar com mais de mil colaboradores, diretos e indiretos, para a sua execução. Entre os desafios, a equipe relembra a escavação do túnel em trechos rochosos, para os quais utilizaram o plasma, uma metodologia de engenharia com um sistema de fratura de rocha não explosivo, que consiste em utilizar uma mistura de sais metálicos de expansão rápida capaz de iniciar uma reação termoquímica a partir de uma faísca de alta tensão em um espaço confinado, tecnologia até então inédita no Brasil em escavação de túnel.

As decisões tomadas durante a execução dos serviços permitiram com que o projeto fosse concluído com sucesso.
 

OASNetOAS InvestimentosWebmailFale com a OASMapa do site
Ir para versão clássica Ir para versão mobile